[Lazarus] Não encontra o parametro?

William Oliveira Ferreira bdexterholland at gmail.com
Mon Mar 3 20:58:59 CET 2014

Olá lista,

eu tenho um código mamão com açúcar aqui que eu não consigo entender por
que cargas d'água não encontra o parâmetro da SQL. Alguém quer chutar algo?

var
  sql_Query : TSQLQuery;
begin
  Result := False;
  sql_Query := TSQLQuery.Create(nil);
  sql_Query.DataBase := Self._Conexao;
  sql_Query.Transaction := TSQLTransaction(Self._Conexao.Transaction);

  sql_Query.SQL.Clear;
  if TSQLTransaction(Self._Conexao.Transaction).Active then
    TSQLTransaction(Self._Conexao.Transaction).EndTransaction;

  sql_Query.SQL.Add('DELETE FROM loc_clientes');
  sql_Query.SQL.Add('WHERE cli_codigo = :PCodigo');

  sql_Query.ParamByName(':PCodigo').AsInteger := Codigo;

  try
    sql_Query.ExecSQL;
  except
    raise Exception.Create('Erro ao excluir o cliente! [ID: ' +
IntToStr(Codigo) + ']');
  end;

____

A mensagem de erro:

Parameter ":PCodigo" not found

Vira e mexe esta mensagem me assombra...

...Digo isto porque em outros trechos não ocorre.